P e s q u i s a B í b l i c a - 5
O A Ç O I T E
O soldado romano dá um passo à frente com o taquingel ou flagrum(açoite ou chicote) em sua mão. Este é um chicote com várias tiras pesadas de couro com duas pequenas bolas de chumbo ou osso amarradas nas pontas de cada tira. Primeiramente, as pesadas tiras de couro cortam apenas a pele. Então, conforme as chicotadas continuavam, elas cortavam os tecidos debaixo da pele, rompendo os capilares e as veias da pele, causando sangramento, e finalmente estraçalhando todo o corpo. Os soldados romanos revesavam-se entre si, para não se cansarem.
As pequenas bolas de chumbo ou ossos produziam grandes, profundos hematomas, que se rompiam com as subsequentes chicotadas, a pele das costas ficava pendurada em tiras e toda a área ficava irreconhecível, uma massa de tecido ensanguentada. O flagrum era confeccionado de várias formas, sendo que a mais corriqueira era a de um chicote de couro com três extremidades de couro com bolinhas de metal, ossos de carneiro e outros objetos pendurados no final de cada uma.
As evidências indicam que o chicote com várias extremidades e suas esferas de chumbo(plumbatae) ou osso era usado principalmente nas crucificações. Em 1709, um exemplar do Flagrum romano, com várias extremidades e objetos em forma de halteres, foi encontrado nas escavações em Herculancum, antiga cidade romana destruída por uma erupção vulcânica em 79 d.c.
Mais raramente, os pesos nas extremidades eram pontiagudos e chamados de scorpiones. Havia outros tipos de Flagrum; uma cuja estrutura trazia três correntes; outro contendo objetos em forma de botões, e, ainda, uma versão mais rara e sofisticada com vários pedaços de ferro ou zinco presos intermitentemente, em intervalos, ao longo de cada tira de couro.
A ordem do açoite em Jesus, partiu de Pilatos. Alguns entendem que sendo Jesus muito castigado, e estando ensanguentado, Pilatos conseguiria comover a multidão e livrar Jesus; nem todos porém concordam com esta interpretação. Na lei romana não havia número estipulado de açoites, ficava a cargo dos executores da penalidade.
Mateus 27:26: "Tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado."
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
F o n t e d e i n f o r m a ç ã o e p e s q u i s a:
-- www.atosdois.com.br
-- www.agrandeguerra.blogspot.com
-- www.istoe.com.br/reportagens
-- www.avoltadejesus.com.br
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário...