terça-feira, 7 de abril de 2015

A História do Hino: "Mais Perto Quero Estar" - Harpa Cristã


A História do Eterno e Inesquecível Hino: "Mais Perto Quero Estar."

Harpa Cristã  n° 187   -   Cantor Cristão  n° 283   -   Hinário Adventista  n° 427


               Esse hino foi publicado pela primeira vez em 1841, em um volume de hinos,
chamado de "Hinos e Antemas",publicado pelo Pastor Reverendo W.J.Fox, para a sua congregação, na Inglaterra,apenas oito anos antes da morte da sua autora, que viveu somente até a idade de 44 anos. O hino logo começou a aparecer em várias coleções, e em toda parte era recebida com deleite.Foi dada a melodia "Bethany" (Betânia), que se tornou muito popular.
                 O Reverendo pede para Sarah escreva um hino para acompanhar o sermão sobre Esaú e Jacó. Sarah estudou o texto de Gênesis 28, sobre o sonho de Jacó, onde uma escada que ia do chão até o céu, e por ela subiam e desciam anjos, e no alto estava o Senhor, prometendo bênçãos a Jacó e a sua família. Não só o texto literal, mas suas figuras de linguagem foram usadas como base para a autora escrever a canção.
                O tempo e o meio das circunstâncias sobre a inspiração desse maravilhoso hino que, desde então, tem ecoado volta após volta pelo mundo,não são conhecidos; mas foi provavelmente durante algum período de provação particular, quando seu espírito foi elevado através da tristeza quase acima do seu corpo terreno. Ela mal sonhava que seu hino, seria ouvido através dos tempos.

        Autora da Letra do Hino:
                 Sarah  Flower  Adams
      Nasceu em 22 de Fevereiro de 1805, em Harlow, Essex, Inglaterra. Faleceu em 1848, em st.Martin-in-the-Fields, Middlesex, Inglaterra.
       Seu pai era editor de um jornal semanal, em Cambridge. Sua mãe era uma mulher de dons e culturas excelentes, e Sarah era a sua filha mais nova.




                                          Autor da Música:  Lowell Mason
       Nasceu em 8 de Janeiro de 1792, em Medfield, Massachusetts. Faleceu em 11 de Agosto de 1872, em Orange, Nova Jersey. Lowell foi um dos mais importantes nomes da música Cristã internacional, compôs mais de 1.600 músicas para hinos, muitos até hoje cantados. "Uma noite, algum tempo depois de me deitar, ficando acordado no escuro, com os olhos bem abertos, por meio da quietude da casa, a melodia veio até a mim, então, ao amanhecer, escrevi as notas da canção."

                                   Tradução e Adaptação:  João  Gomes  da  Rocha
          A letra que temos em nossos hinos e cânticos foi adaptada por João Gomes da Rocha. Ele omite duas estrofes alusivas à letra original, que constam no hinário "Aleluia"(Imprensa Metodista). A seguir, as duas estrofes omitidas:
                "Minha alma cantará a Ti Senhor!
                      Pedra em Betel porei, marco de amor
                            Sempre hei de suplicar, Mais perto quero estar,
                                      Mais perto quero estar, meu Deus de Ti!
              E quando a morte enfim, me vier chamar
                    Nos céus com serafins, irei morar
                           Óh! Quão feliz serei, perto de Ti, meu Rei
                                      Perto de Ti, meu Rei, meu Deus de Ti!"    

Título Original do Hino


















Histórias que se contam sobre o Hino:
                  Até mesmo os não Cristãos já ouviram falar desse maravilhoso hino. Quem será que não conhece esse adorável hino?

         A mais famosa das Histórias contadas é sobre o Transatlântico RMS Titanic, muitas pessoas importantes viajavam nele, entre os 2.200 passageiros a bordo, havia um grupo de crentes da Europa.
                   Quando aconteceu o acidente e o navio estava naufragando, no meio do tumulto, a orquestra de bordo, cerca de oito músicos, começou a tocar o hino, "Mais perto quero estar". Tão logo, o grupo de Cristãos, aliados a outros tripulantes, se unem de mãos dadas e começam a cantar o hino, enquanto o navio afundava.
                    De toda a tripulação, mais de 1.000 pessoas tiveram suas vidas ceifadas nesse trágico acidente que aconteceu no início desse século.


Em 1910, por ocasião da Convenção Mundial de Escolas Dominicais, realizado em Washington, este hino foi cantado em 23 idiomas.
                     Em 1872, cerca de 50.000 pessoas entoaram este hino na celebração do Jubileu da Paz, na cidade de Boston.
                    As últimas palavras do Presidente William Mickinley, relatadas por seu médico, Dr.M.D.Mann, foram: "Mais perto, meu Deus de Ti, ainda que seja a cruz, tem sido a minha constante oração."
                    Este hino foi preferido pela Rainha Vitoria, por Theodore Roosevelt, pelo Rei Edward Vll, e por muitas outras pessoas ilustres e conhecidas.

          Reunidos no local do desastre de 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque, para homenagear as vítimas do atentado das Torres Gêmeas, grupos de todas as classes sociais representados, cantaram juntos o hino: "Mais perto quero estar", neste atentado foram mortos cerca de 3.000 pessoas.

                       Uma outra história interessante sobre o hino, díz-se que, durante uma guerra civil, um bispo, foi expulso de sua casa pelos soldados de seu país, sem rumo ele decide andar sozinho em direção ao mato. Nessa caminhada, ele ouve alguém cantando o hino: "Mais perto quero estar". Isso o faz seguir a voz, até encontrar uma casa de madeira, onde havia uma mulher idosa, sozinha, que cantava sem cessar essa canção, com alegria. Isto fez com que ele tivesse renovado o sentimento de confiança infinita em Deus, livrando-o de seus temores.
               O Dr. Cuyller, díz em sua "Heart Life": "Dois professores estavam descansando no sopé do Monte Líbano, quando apareceu um grupo de 50 alunos da Síria, em pé e em linha, cantando em coro e em árabe a melodia de "Bethany", enquanto eles se aproximavam, eles escutavam as sublimes palavras: 
   "Mais perto quero estar, meu Deus de Ti,
             Inda que seja a dor que me una a Ti
                     Sempre hei de suplicar, Mais perto quero estar
                            mais perto quero estar, meu Deus de Ti."

      Dois pastores Evangélicos e um motociclista morreram em acidente envolvendo sete veículos, em 27 de Fevereiro de 2010, na Ferrovia do Contorno, trecho da Br 101, no espírito Santo. As testemunhas contam que os pastores, ainda com vida e preso nas ferragens, começaram a cantar o hino "Mais perto quero estar".


         Após cantarem  todo o hino, aos poucos suas vozes foram silenciando-se. As lágrimas tomaram conta dos bombeiros, acostumados a resgatar pessoas em acidentes graves, porém jamais viram alguém morrer cantando um hino.




                           Quantas vezes você já passou dificuldades, ou até mesmo por doenças na família, e se viu cantando: "Mais perto quero estar, meu Deus de Ti!", mesmo sem ter a intenção de cantá-lo, mas tomado pelo temor, pela angústia, pelo sofrimento, se viu cantarolando esse maravilhoso hino em louvor a Deus. Lembre-se de que na Harpa Cristã existem inúmeros hinos que te consolam, que te alegram, que te trazem paz interior, porque: "Andando triste aqui, na solidão, paz e descanso a mim, Teus braços dão." e logo após, o teu coração se deleitar com hinos maravilhosos, você poderá dizer assim: "Minh'alma cantará, a Ti, Senhor! E em Betel alçará, padrão de amor. Eu sempre hei de rogar, mais perto quero estar. Mais perto quero estar, meu Deus de Ti!".

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
                                       F  I  M             --                F  I  M
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.-.

                    A j u d a     e     F o n t e     d e      P e s q u i s a :  

        www.4tons.com
                            musicaeadoraçao.com.br
                                            www.discernimentobiblico.net
                                                             www.adparquesaobernardo.com.br
                                                                                      www.ultimato.com.br
                                                                                                   www.supergospel.com.br
                                                                                    hinologia.blogspot.com.br
                                                              You Tube.com/watch? U=Gh-SX9V86aE
                                               www.google.com.br
                               www.google.imagens.com.br
Harpa Cristã, Hinário e Hinário Adventista

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-. 

7 comentários:

carlinhos.48 disse...

quando DEUS inspira umm hino a letra e melodia atravessam gerações....

Unknown disse...

Como é maravilhoso detalhar a história de uma vida. Obrigada Jesus por que esse hino fala conosco até hoje como uma declaração de amor que temos por ti acima fe qualquer coisa.

Unknown disse...

Fiz um estudo sobre os hinos da harpa para apresentar na igreja e cada história que leio as lágrimas descem sem eu perceber.
São louvores belos vindos de pessoas que realmente amavam e buscavam agradar ao Senhor.
Que possamos servi -lo com esta mesma graça.
Deus abençoe a todos.

Unknown disse...

Eu amei a história desse belo hino que até hoje fala aos nossos corações sou fascinada por história e sempre quiserá saber a circunstância em que os hinos foram escritos e qual mensagem o escritor quis transmitir c sua letra e em que momento de sua vida lhe veio a inspiração. ....
Simplesmente lindo

Anônimo disse...

Adoraria compartilhar do seu conhecimento sobre estes registros. De mim seria grande o valor adquirir este saber. Que Deus continue te abençoando.

Anônimo disse...

geno.art85@gmail.com

Anônimo disse...

Gostei muito da história e muito interessante

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...