quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal ou Dia de Natal

N A T A L      O U      D I A     D E      N A T A L


                       Natal ou Dia de Natal é um feriado religioso Cristão comemorado anualmente em 25 de Dezembro ( nos países Eslavos e Ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário Juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de Janeiro ), originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do deus sol no solstício de inverno(natalis invicti solis) e adaptado pela igreja católica no terceiro século d.c, para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré. O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do ciclo do Natal que dura doze dias.


                             Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a ceia de natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de natal, pisca-pisca, guirlandas e presépios. Além disso, o Papai Noel ( conhecido como Pai Noel em Portugal ) é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.


                              Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento de atividade econômica entre cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo. Os primeiros indícios da comemoração de uma festa Cristã litúrgica do Nascimento de Jesus em 25 de Dezembro é a partir  do cronógrafo de 354. Essa comemoração começou em Roma, enquanto no cristianismo oriental o nascimento de Jesus já era celebrado em conexão com a Epifânia, em 6 de Janeiro. A comemoração em 25 de Dezembro foi importada para o Oriente mais tarde: em Antioquia, por João Crisóstomo, no final do século lV, provavelmente, em 338, e em Alexandria somente no século seguinte. No ano 350, o papa Julio levou a efeito uma investigação pormenorizada e proclamou o dia 25 de Dezembro, como data oficial e o Imperador Justiniano, em 529, declarou-o feriado nacional.

Casa Decorada para o Natal
Decoração Natalina em casa 
                                Uma outra tradição do Natal é a decoração de casas, edifícios, postes, pontes, árvores, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e cidades com elementos que representam o natal, como por exemplo, as luzes de natal e guirlandas. Em alguns lugares, existe até uma competição para ver qual a casa, ou estabelecimento, teve a decoração mais bonita, com direito a receber um prêmio. A tradição católica diz que o presépio surgiu em 1223. O dia de montar as decorações natalinas variam em cada país. No Brasil, o dia certo para montar a árvore de natal é no domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, dia que marca o início do advento. É muito comum a prática entre amigos, funcionários de uma empresa, amigos, colegas de escola e na família, da brincadeira do amigo oculto ( Secreto ). Acredita-se que a brincadeira venha dos países Nórdicos. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições dos povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes.



                                                       S  i  m  b  o  l  o  s       d  o      N  a  t  a  l

Árvore de Natal enfeitada
Á r v o r e     d e     N a t a l
                 ÁRVORE   DE   NATAL =   A árvore de natal é um dos símbolos mais populares e, normalmente é um pinheiro. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade. O costume de enfeitar as árvores surgiu na Alemanha. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais, sendo que estas últimas encontram-se á venda em cores diversas e variadas.

P a p a i     N o e l  

P a p a i    N o e l,  símbolo do Natal
                     PAPAI    NOEL =    Inspirado na figura de São Nicolau, um bispo do século lll, o Papai Noel é responsável por trazer os presentes das crianças no Natal, segundo a tradição.

E s t r e l a    d e    N a t a l

Estrela  de   Natal,  símbolo  do  Natal
                        ESTRELA    DE   NATAL =  Simboliza a Estrela que guiou os reis magos até o local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia Sagrada.

P r e s e n t e s    d e    N a t a l

Presentes  de  Natal, símbolo do Natal
                          PRESENTES   DE   NATAL =   Os reis magos deram presentes para Jesus e o bispo Nicolau (que originou o Papai Noel ) era conhecido por dar presentes. Trocar presentes é uma das tradições de Natal mais antiga.

V e l a s    d e    N a t a l

Velas  de  Natal, Símbolo  do  Natal
                                VELAS   DE   NATAL =   Tanto as velas de Natal como as outras iluminações de natal simbolizavam Jesus que afirmou ser " a luz do mundo ".


                                O cristão deve manter os seus padrões de retidão e devoção a Deus acima do mundo. O Antigo Testamento dia que nós devemos adorar a Deus em verdade, de acordo com o que Ele estabeleceu ( Êxodo 20:1-4; Êxodo 24:12-31 á 31:18 ). Natal não foi estabelecido por Deus. Adicionalmente, não há nenhum registro da Igreja primitiva celebrando o nascimento de Cristo.
                              Por outro lado, existem aqueles que dizem que nós somos livres em Cristo e podemos celebrar qualquer dia que nós quisermos. Paulo diz: "Tudo me é permitido, mas, nem tudo me convém". - I Coríntios 6:12.

Nascimento  de  Jesus

Nascimento   de   Jesus   Cristo
                                  .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

                                F o n t e    d e    I n f o r m a ç ã o    e    A j u d a :

www.wikipédia.com.br      a  enciclopédia livre
                  carm.org/natal-os-cristãos-podem-celebrá-lo
                                                   www.significados.com.br/natal

                                    .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...