sábado, 2 de novembro de 2013

Dia de Finados ou Dia dos Mortos


                 Infelizmente em nosso país, milhões de brasileiros, cultivam o hábito de visitarem os cemitérios na expectativa de rezar ou interceder pelos seus entes falecidos.

         A prática de orar pelos defuntos iniciou-se por volta do 5° século d.c., quando a igreja passou a dedicar um dia específico do ano para rezar pelos seus mortos. No entanto, o culto de finados somente seria instituído na França, no século X. Um século depois os papas Silvestre II (1009), João (1009) e Leão IX (1015) obrigaram aos fiéis a dedicarem um dia inteiro aos mortos. Já no século XIII o dia de rezar pelos finados finalmente começou a ser celebrado em 2 de Novembro.




             
          Para fundamentar o culto aos mortos, a igreja católica se apóia e se fundamenta em tradições e na leitura de II Macabeus 12:43- e Tobias 12:12. É bom lembrar que estes dois livros foram retirados da Bíblia Sagrada, por Martinho Lutero, por ocasião da Reforma, já que foram considerados apócrifos, estando em desacordo com o rol de livros usados pelos judeus.




       Não são apenas os evangélicos que não comemoram a data. O judaísmo, o islamismo, os adventistas, são algumas das religiões que também não aceitam esta comemoração.
           Apesar de também não comemorar em novembro, os espíritas respeitam a crença. O espiritismo ensina que as orações são bálsamos para os "desencarnados", em qualquer dia do ano.


           O que, então, nós evangélicos fazemos no dia de finados?
           Bom, como o feriado já está proclamado mesmo, creio que o melhor que podemos fazer é lembrar-nos do legado que os nossos falecidos nos deixaram. Seus exemplos, sua sabedoria, seu carinho e seu amor. Ir ao cemitério e deixar os túmulos dos entes queridos honradamente bem cuidados não está contrário ao que a Bíblia diz.





                Então oremos pelos vivos, e pela sua conversão ao Evangelho de Cristo Jesus, lembrando com saudades daqueles que nos deixaram, e que Deus, nos dê força e coragem neste dia.





                                       .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Fonte de ajuda de informação:
                        Jornal Mundo Gospel
                               Blog Missionário Global
                                        Blog Josiel Dias
                                              renatobromochenkel.com.br

                                         .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...