sábado, 16 de novembro de 2013

Pesquisa Bíblica - 5 - O Açoite

                                               P e s q u i s a    B í b l i c a - 5

                          
                                                   O      A  Ç  O  I  T  E

                        O soldado romano dá um passo à frente com o taquingel ou flagrum(açoite ou chicote) em sua mão. Este é um chicote com várias tiras pesadas de couro com duas pequenas bolas de chumbo ou osso amarradas nas pontas de cada tira. Primeiramente, as pesadas tiras de couro cortam apenas a pele. Então, conforme as chicotadas continuavam, elas cortavam os tecidos debaixo da pele, rompendo os capilares e as veias da pele, causando sangramento, e finalmente estraçalhando todo o corpo. Os soldados romanos revesavam-se entre si, para não se cansarem.

         As pequenas bolas de chumbo ou ossos produziam grandes, profundos hematomas, que se rompiam com as subsequentes chicotadas, a pele das costas ficava pendurada em tiras e toda a área ficava irreconhecível, uma massa de tecido ensanguentada. O flagrum era confeccionado de várias formas, sendo que a mais corriqueira era a de um chicote de couro com três extremidades de couro com bolinhas de metal, ossos de carneiro e outros objetos pendurados no final de cada uma. 



          As evidências indicam que o chicote com várias extremidades e suas esferas de chumbo(plumbatae) ou osso era usado principalmente nas crucificações.  Em 1709, um exemplar do Flagrum romano, com várias extremidades e objetos em forma de halteres, foi encontrado nas escavações em Herculancum, antiga cidade romana destruída por uma erupção vulcânica em 79 d.c.

Mais raramente, os pesos nas extremidades eram pontiagudos e chamados de scorpiones. Havia outros tipos de Flagrum; uma cuja estrutura trazia três correntes; outro contendo objetos em forma de botões, e, ainda, uma versão mais rara e sofisticada com vários pedaços de ferro ou zinco presos intermitentemente, em intervalos, ao longo de cada tira de couro.


                     A ordem do açoite em Jesus, partiu de Pilatos. Alguns entendem que sendo Jesus muito castigado, e estando ensanguentado, Pilatos conseguiria comover a multidão e livrar Jesus; nem todos porém concordam com esta interpretação. Na lei romana não havia número estipulado de açoites, ficava a cargo dos executores da penalidade.


    
         Mateus 27:26: "Tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado."




                                              .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

                                    F o n t e   d e   i n f o r m a ç ã o   e   p e s q u i s a:
  --   www.atosdois.com.br
          --  www.agrandeguerra.blogspot.com
                  --   www.istoe.com.br/reportagens
                           --  www.avoltadejesus.com.br

                                  .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...