sábado, 7 de março de 2015

A N J O S - Segunda Parte - Estudo Bíblico de Márcio Silva

                    EXISTEM  ANJOS  MAUS,  OU  ANJOS  QUE  CAÍRAM  DO  CÉU?


          A Bíblia é inigmática sobre a queda de anjos, mas, menciona anjos caídos(II Pedro 2:4; Judas 6), e, que, padecerão no inferno com satanás(Mat 25:41), o texto de Ezequiel 28:12-19, pode ser entendido como ser o rei de Tiro a tipifecação de satanás e dá a descrição de como teria sucedido:
                Vers. 12 - Ele era perfeito, cheio de sabedoria e formosura;
                Vers. 13 - Estava no Jardim do Éden, era coberto de pedras preciosas;
                Vers. 14 - Era um Querubim, permanecia no Monte Santo de Deus, e, sobre 
                pedras  preciosas andava;
                Vers. 15 - Era perfeito nos seus caminhos, desde a criação, até que se achou
                 iniquidade.

                Mas, como ele se tornou mau, e veio a cair?

               O orgulho, a ganância, o desejo de ser adorado e a vontade de ser igual a Deus, foram os motivos de se tornar mau e descer da sua posição gloriosa.

              Veja os passos que levaram à queda de satanás:
           
             SUBIREI AO CÉU (Isaías 14:13) - Ele queria a posição ao lado de Deus no céu, lugar este reservado para Jesus Cristo. - Efésios 1:20.
             EXALTAREI  MEU  TRONO (Isaías 14:13) - Satanás queria seu trono sobre todo principado, potestade e domínio, lugar este prometido a Jesus Cristo. - Efésios 1:21.
            ME ASSENTAREI NO MONTE DA CONGREGAÇÃO (Isaías 14:13) - Satanás queria reinar sobre o povo de Deus, privilégio dado ao Messias prometido.- Isaías 9:6,7.
            SUBIREI ACIMA DAS MAIS ALTAS NUVENS (Isaías 14:14) - Satanás queria a Glória que só Deus tem, e esta pertence a Jesus Cristo. - João 17:5.
           SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO (Isaías 14:14) - Ele queria o poder e a autoridade do Altíssimo, e esta pertence somente a Jesus Cristo. - João 8:58.



          Qual foi o resultado desta ganância e orgulho que sobrevieram a este anjo?
          E além disso ainda conseguiu levar consigo uma terça parte dos anjos(Apoc 12:4,9).
         A escolha foi deles, eles tiveram o livre arbítrio de escolher a rebelião de satanás ou a obediência a Deus, ao contrário da humanidade, a escolha que os anjos tinham, de seguir a satanás ou de continuar fiéis a Deus, foi uma escolha eterna, não tinha volta.
         Como e quando satanás  e seus anjos caíram do céu?
         A queda de satanás é descrita em Isaías 14:12-14 e em Ezequiel 28:12-18, elas se referem ao poder espiritual por trás daqueles reis, tipificando satanás. Ele caiu antes de tentar Adão e Eva no Jardim do Éden(Gên 3:1-14), quer sua queda tenha ocorrido alguns minutos, horas ou outro período de tempo, o diabo ainda tinha acesso ao céu(Jó 1:6,7), ele ainda estava aparentemente se movendo livremente entre o céu e a terra, falando com Deus diretamente e prestando contas de suas atividades. A Bíblia não cita quando Deus quebrou esse acesso.
                           Eis o resultado da queda de satanás e seus anjos:
           1- Eles perderam sua Santidade original e se tornaram corruptos em natureza e conduta. - Efésios 6:11,12; Apocalipse 12:9.
           2- Alguns deles estão em liberdade e trabalham em definida oposição à obra dos anjos bons. - Apocalipse 12:7-9; Daniel 10:12,13,20,21; Judas 9.
           3- Alguns deles foram lançados no inferno e acorrentados, até o dia do julgamento final. - II Pedro 2:4.
           4- Toda a criação está gemendo e suportando angústias. - Romanos 8:19-22.
           5- Após seu julgamento final serão lançados no "lago de fogo" ou "fogo eterno". - I Coríntios 6:3; Mateus 25:41; II Pedro 2:4; Judas 6.

           Como podemos ver nas Escrituras, quando satanás foi criado, era uma criatura perfeita, justa e espiritual,pois ele compareceu perante Deus,no céu(Jó caps. 1 e 2),foi ele quem falou por meio de uma serpente,seduzindo Eva a desobedecer à ordem de Deus(Gên 3:1-7),em consequência,recebeu o título ou nome de "tentador"(Mat 4:3); "serpente"(Apoc 12:9); "mentiroso" e "pai da mentira"(João 8:44), também recebeu outros nomes,tais como: enganador,sedutor e belzebu(Mat12:24);belial,diabo,abadom
 e apoliom(Apoc 9:11); acusador, dragão, adversário e satanás(Luc 10:18; Apoc 20:2); caluniador, potestade do ar e maligno. - Mateus 5:37; 13:19; II Tessalonicenses 3:3; I João 2:13,14; II Coríntios 6:15.



               Outros anjos abandonaram sua própria   moradia nos céus, bem como suas posições celestiais(II Pedro 2:4; Judas 6), eles passaram a estar sob o controle de satanás. No Antigo Testamento, Deus permitiu que satanás causasse calamidades a Jó, que era fiel e temente a Deus, primeiro foi assaltantes(Jó 1:14,15); fogo do céu(Jó 1:16); três bandos de Caldeus(Jó 1:17); vendaval(Jó 1:18,19), e, por fim, satanás infligiu ao próprio Jó uma repugnante doença, que ele se coçava com telhas(Jó 2:7,8), essas coisas revelam a potência e o poder dessa criatura, bem como a sua atitude feroz e assassina. Porém, é necessário notar que satanás reconheceu sua impotência diante da ordem de Deus de não tirar a vida de Jó. - Jó 2:6.
             No Novo Testamento, fez tudo o que podia para destruir a Jesus Cristo em sua vida terrena. Tentou matar Jesus assim que Ele nasceu, usando o rei Herodes para tentar matar a Jesus quando criança(Mat 2:1-18), após o batismo de Jesus, ele tentou a Cristo no deserto, para que se atirasse de cima do Templo(Mat 4:5,6), em certa ocasião, os da sua própria cidade tentaram matá-lo(Luc 4:29), mass, ele fracassou em todos os seus esforços de fazer Jesus pecar. Ele usou pessoas como Judas Iscariotes(João 13:2), oprimiu pessoas a ponto de não poderem ser curadas(Atos 10:38), fez com que pessoas justas fossem lançadas na prisão. - Apocalipse 2:10.
                 Todos somos alertados a não darem margem a este caluniador(Efés 4:27); Pedro nos adverte a ficarmos vigilantes, porque satanás anda em volta como um leão que ruge, procurando a quem devorar. - I Pedro 5:8.

            Mas, por que, Deus não dá a satanás e aos anjos caídos a oportunidade de se arrependerem?

           A Bíblia não aborda especificamente a questão dos anjos caídos como tendo a oportunidade de se arrependerem e serem perdoados, mas podemos ter uma idéia no que a Bíblia revela. Satanás e todos os anjos estavam continuamente na presença de Deus e tinham conhecimento da Glória de Deus. Portanto, eles não tinham desculpas para se rebelarem contra Deus e se afastarem d'Ele, eles não foram tentados, pois eles tinham o livre arbítrio de fazer tal escolha. A Bíblia também não indica que é possível que mais anjos pequem.
            Deus não providenciou um plano de redenção para os anjos, como fez para a humanidade. A queda da raça humana exigia um sacrifício expiatório pelo pecado, e, Deus providenciou esse sacrifício em Jesus Cristo. Tal sacrifício não foi planejado para os anjos. A Bíblia não nos dá razão para acreditar que os anjos se arrependeriam, mesmo se Deus lhes desse uma chance, mas, ela nos relata da severidade do juízo de Deus,que varia de acordo com a quantidade de conhecimento que uma pessoa possui
(Luc 12:48); sendo assim, os anjos caídos, com o grande conhecimento que possuíam, são muito merecedores da ira de Deus.



                   Então, em vista de tudo isso, qual será o destino final dos anjos?

           Os anjos fiéis, ou anjos bons, que não perderam suas posições espirituais, ou que não caíram, a Bíblia nos afirma que eles continuarão servindo a Deus por toda a humanidade. - Apocalipse 21:1,2,12.
            Os anjos caídos, ou que perderam a sua posição espiritual, e satanás, o diabo, serão lançados no fogo eterno, que foi preparado para ele e para os seus anjos(Mat 25:41), primeiro, o diabo será lançado no abismo por mil anos(Apoc 20:1-3), depois ele e seus anjos serão lançados no "lago de fogo e enxofre" e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. - Apocalipse 20:10





                                                 C O N C L U S Ã O       F I N A L :  

                Criação Divina, Obreiros de Deus, Ajudadores dos Fiéis, tudo isto faz parte da razão de ser dos anjos. Podemos orar a Deus e pedir a ajuda de seus anjos, certamente, eles virão como numa velocidade incrível e tremenda, ultrapassando os limites do mundo físico, para lhe dar vitória, ou mesmo consolar a quem estiver atribulado, assim como aconteceu com Daniel,ele estava orando,e Deus mandou um anjo para responder a oração dele,e o anjo Gabriel chegou mesmo antes de terminar a sua oração. - Daniel 9:20-23.      
               Este estudo tem o objetivo de mostrar o que são esses seres espirituais, sua força e seu poder, mas eles tem limitações, por exemplo, não sabem "o dia e nem a hora" da vinda do Filho do Homem(Mat 24:36), mas, eles jubilam alegremente com o arrependimento de um pecador(Luc 15:10), são numerosos e incontáveis e cada um tem a sua função no propósito de Deus.
             Este estudo Bíblico, com a ajuda de Deus e do seu Espírito Santo, não tem o intuito de adorar a esses seres celestiais, nem de reverenciar estas criaturas de Deus. Os anjos foram enviados por Deus como mensageiros para aturar em Seu nome, não no próprio nome deles. Talvez, para não serem honrados e adorados indevidamente, é que a Bíblia Sagrada não cita nomes de outros anjos, além de Miguel, o Arcanjo; e de Gabriel, o Anjo. Por isso, em Gênesis 32:29, quando Jacó perguntou a um anjo o nome dele, este se recusou a dá-lo. Deus, expressamente, deixou bem claro e visível na sua palavra: "Somente ao Senhor adorarás e somente a Ele darás culto", e, "Somente a Ele Servirás". - Mateus 4:10 e Deuteronômio 6:13.
               Muito em breve, quando o Senhor vier buscar a Sua Igreja, estaremos nos céus, na Nova Jerusalém, adorando a Deus eternamente junto com esses seres maravilhosos que Deus criou tão sabiamente.

 .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--.  F   I   M .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.  F   I   M .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.




.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-.-..-.-.-..-.-..-.

M á r c i o    R o b e r t o    d a    S i l v a
A u x i l i a r   n a   O b r a   d e   D e u s
   Assembléia de Deus - Viamão - R S
          S e t o r    1 6   -   J a r i

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

R e f e r ê n c i a s    U s a d a s    N e s t e    E s t u d o :
          
        www.artigos.gospelprime.com.br - Michael Caceres - Conferecista, palestrante, escritor, contemplador, aprendiz e examinador de questões teológicas.

        Enciclopédia Ilúmina Gold. - Módulo Anjos.

       Classe de Teologia Sistemática da EBD. - Pastor Isaltino Gomes Coelho Filho.

       www.gotquestions.org/portugues/printes/anjos

       Bíblia Versão Revisada da Tradução de João Ferreira de Almeida.

       Bíblia de Estudo Almeida, Revista e Atualizada, 1999.

       Fotos e Gravuras - Google Imagens,com

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

                  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...