sábado, 9 de maio de 2015

A Origem do Dia das Mães - Felíz Dia das Mães

              O Dia das Mães no Brasil é considerada a segunda melhor data para o comércio, sendo o Natal considerado o a melhor data de vendas, o amor dos filhos por suas mães movimenta muito o comércio e também os corações de seus filhos amados. Mas,como começou? Onde surgiu? Quem teve a idéia? Porque este dia especial? Veja na matéria a seguir, algumas destas respostas.

              A mais antiga comemoração do Dia das Mães é mitológica. Na Grécia Antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a mãe dos deuses.  Em Roma, as festas comemorativas do Dia das Mães eram dedicadas a Cybele, a mãe dos deuses Romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 a.c. O outro registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. 

    Nos Estados Unidos, foi Ana Jarwis, na Virgínia Ocidental que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905, ela perdeu a sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa.
   Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, como um dia em que todas as crianças homenageassem suas mães. Durante tres anos seguidos, Ana lutou para que fosse criado esse dia. A primeira celebração oficial aconteceu em 26 de Abril de 1910, quando o Governador da Virgínia Ocidental, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado.

  Em 1914, o então Presidente dos EUA, Woodrow Wilson, oficializou o 2° domingo de Maio como o Dia das Mães. O sonho se realizou,mas,esse dia se tornou uma data triste para Ana, pois se tornou um dia lucrativo para os comerciantes. Os cravos brancos que representavam a maternidade eram vendidos neste dia. Em 1923,ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães.

   Ana passou a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Ana recebeu durante sua vida cartões comemorativos do mundo todo, mas nunca chegou  a ser mãe, morreu em 1948. Mas, Ana não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, Júlia Ward Howel,chegou a organizar em Boston, um encontro de mães dedicado à paz.

             O  D I A   DAS   MÃES   NO   BRASIL:
  No Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de Maio de 1918, na Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre. Aconteceram outras comemorações,mas, em 6 de Maio de 1932, o então Presidente Getúlio Vargas, oficializou o segundo domingo de Maio como o Dia das Mães, atendendo a um apelo da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Em 1947, a Igreja Católica adotou esta data.



                                     
         Algumas   Curiosidades pelo mundo:
-- As mulheres nativo-americanas eram honradas com a expressão "Vida da Nação", pela dádiva da maternidade.
-- A Tailândia não comemora especificamente o Dia das Mães, mas comemora o aniversário da Rainha Sirikit, considerada a "Mãe de todos os Tailandeses".

-- Na Indonésia, o Dia das Mães é celebrado em 22 de Dezembro.
-- O Dia é comemorado de maneira inusitada na Sérvia. A data é celebrada em Dezembro, dois domingos antes do Natal. As mães são amarradas por seus filhos, e só podem ser soltas após darem presentes e doces para as crianças.
 -- Na Coréia do Sul, não há distinção entre pais e mães na comemoração, por isso o Dia das Mães e o Dia dos Pais são comemorados em 08 de Maio.
-- Israel comemora um dia da Família e não especificamente o Dia das Mães.



               Que Deus possa abençoar a todas as mães do mundo, dando amor e proteção, saúde e bênçãos sobre suas vidas. E para os filhos, que possam se lembrar de que não é necessário um dia especial para se dizer à mulher que lhe deu a vida o quanto é querida e amada. Felicidades neste dia e em todos os dias de suas vidas. Felicidades a todas as mães do mundo.



 .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
                                F o n t e    e    d e    A j u d a    e    P e s q u i s a :
      www.portaldafamilia.org
                    www.suapesquisa.com
                                   www.brasilescola.com
                                                www.portalmetodista.br
                                                              www.comamor.com.br
                                                                           www.miniweb.com.br
                                                                                       www.megacurioso.com,br
                                                                                                        www.tediado.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...