domingo, 3 de maio de 2015

Seitas e Heresias - Segunda Parte - Pesquisas Bíblicas


                                       
                   Nesta segunda parte desta pesquisa bíblica sobre "Seitas e Heresias", vamos ver algumas das principais seitas existentes no Brasil, suas heresias, fundadores, etc.

BUDISMO-Sidarta Gautama- O príncipe Gautama, conhecido como Buda,fundou o "budismo", díz a tradição que foi concebido com 40 dentes e disse: "Sou o senhor do mundo", e que seu pai, o Rei Suddhodana, da Índia, queria evitar que o filho tivesse contato com o sofrimento do mundo, o isolando no castelo, até que ele saiu.


         
              CONFUCIONISMO - K'ong Fu Tse ( Confúcio ) :
Nasceu na China.Disse ter obtido a Graça celeste pois sua mãe quando gestande, peregrinou à montanha Ni-Kieou, onde a vegetação se abriu e ela encontrou os elementos, a saber: madeira, fogo, terra, metal e água; considerados como os responsáveis pela vida terrena; e encontrou também um unicórnio. Confúcio tentou por anos chegar ao poder.



TAOÍSMO- Lao-Tse- Nasceu na China, na Província de Honan; segundo a tradição chinesa, veio com o nome de Li Erh(Lao-Tse, significa "velho Filósofo"). "Tao" significa "caminho". Conta a história que ele encontrou seu conteporâneo Confúcio e o repreendeu por sua vaidade e ambição. Lao-Tse criou o Tao Teh-King, que é a "Bíblia" dos taoístas.

   ISLAMISMO- Aburgasin Mohamnlad(Maomé):
 Maomé se casou com uma viúva rica de 20 anos mais velha. O Corão(ou Alcorão), a "Bíblia" dos maometanos, preserva boa parte de Gênesis da Bíblia Cristã, é uma mescla de  Confucionismo,
Judaísmo,Zoroastrismo, Budismo e até porções do Novo Testamento. São descendentes de Ismael, filho de Abraão com a criada Agar.

RASCRUCIONISMO- Fundador Desconhecido- Um desconhecido que percorreu a Europa, com o intuito de criar uma sociedade ás pesquisas de alquimia,pouco se sabe sobre ele, mas lho atribuem o livro "A Reforma Geral do Mundo", publicado em 1614 d.c; que tem como personagem principal Christian Resenkreutz. O livro conta que ele foi enviado a um mosteiro. É levado a Terra Santa onde morreu na ilha de Chipre. Foi para a Arábia e Egito e após Europa. Díz a história que com os conhecimentos das peregrinações, reuniu a ordem e morreu aos 150 anos, porque quis!...

    VODU- Mescla de ritos africanos focado nas Antilhas, que em 1803 d.c; foram levados em massa aos EUA onde teve uma certa organização. Muito semelhante a macumba e em certas seções há o assassinato de um indivíduo. Díz a crença que Vodu(ou Zunbi) era um deus que dominava á noite e protegia seus adeptos.

ESPIRITISMO- Hipolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec)- Foi em 1848, em Hydevislle,EUA, que as irmãs Margaret e Kate Fox afirmaram ver as mesas girando, e ouvir pancadas na casa em que moravam... Faziam perguntas e estas eram respondidas mediantes estalidos de dedos. O sr.Rivail, médico e professor de francês(1804), lançou a "Bíblia" dos espíritas: "O Livro dos
Espíritos" em 1857. Organizou em Paris, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Adotou o nome de Allan Kardec, alegando ser este o seu nome na sua outra encarnação. Morreu no ano de 1869 arrependendo-se publicamente por ter escrito o livro. No Brasil, eis alguns de seus seguidores: Legião da Boa Vontade, Ordem Rosacruz, Cultura Racional, Racionalismo Cristão.

MAÇONARIA- Mescla de ritos populares e de denominações distintas iniciado na Inglaterra por volta de 1717 d.c; seus contribuintes foram anglicanos, huguenotes, pedreiros livres e pessoas insatisfeitas. O mistério é a base da crença, que mantém um sistema de auto-ajuda aos africanos em troca de "outras" coisas.
XINTOÍSMO- Mescla de ritos populares iniciados no Japão, século VI a.c.
HINDUÍSMO- Mescla de ritos populares iniciados na Índia, entre 2000 e 1500 a.c.

      IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL- Mokiti Okada:
Embora existam a mais tempo, somente em 1947, a seita foi reconhecida e oficializada pelo governo japonês. Não há qualquer referência a Jesus Cristo, nem ao espírito Santo. Quando falam de Deus, se referem a Meishu-Sama, que nasceu no Japão e quer dizer "Senhor da Luz".



PERFECT  LIBERT (PL)- Tokoharu Miki-  Uma imitação do Budismo. O sr.Miki desde os 8 anos estava num monastério de Budismo, no Japão. Aos 41 anos, depois de diversas vezes tentando fundar a seita, conheceu mestre Kanada, que detinha 18 preceitos, com os 3 de Miki formaram a base da religião, que se desfez em 1936 por desavenças e Miki morre 2 anos após. Toruchira Miki, filho de Tokoharu, em 1946, resolveu ressuscitar a seita.
BAHAÍSMO- Mirzá Husayn Alí Nuri-  Também conhecido como Baha Allah (Glória de Deus), tal religião foi instituída pelo seu filho Sir Abdul-Bahá em 1894 d.c; na verdade, foi uma invenção islamica de uns dissidentes que queriam modificar pontos co Corão. Tais dissidentes eram lederados por Ali Muhammad que se denominava "A Porta" e muitos seguidores desta seita o consideravam uma espécie de "João Batista" para Baha Allan.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
                    F   I   M        D   A        S   E   G   U   N   D   A        P   A   R   T   E
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...