sábado, 2 de maio de 2015

Seitas e Heresias - Primeira Parte - Pesquisa Bíblica


                     SEITA- Qualquer grupo que se afasta do ensino da Palavra de Deus para divulgar suas próprias idéias religiosas. è a devoção a uma pessoa ou coisa particular, dedicada por uma corporação de adeptos.

                   HERESIA- Vem do termo grego "hairesis". Opinião contrária á doutrina prevalecente, pensamento diferente de um sistema ou de uma religião. É uma doutrina que se opóe frontalmente aos dogmas de uma igreja. Qualquer ensino que se afasta dos ensinamentos normais de uma tradução religiosa.

              Nem toda heresia culmina na formação de uma seita, mas toda seita possui em seu sistema heresias.

          Os ramos do conhecimento buscaram dar uma definição de como se caracteriza uma seita, mas nada de consenso. Para a psicologia, seita seria um grupo que altera o comportamento de uma pessoa e sua perspectiva psicológica de vida. Na sociologia, o termo é usado para definir um grupo que não se ajusta ás normas de determinada sociedade.




         A palavra seita, em sua origem, não tinha o sentido desagradável que adquiriu com o passar do tempo, tanto que o cristianismo foi chamado de "seita", em Atos 24:14: "Porém, confesso-te que, segundo o caminho, a que chamam de seita, assim, eu sirvo a Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas".



   No sentido etimológico, as palavras seita e heresia procedem da palavra grega "Háiresis", que significa: escolha,partido,tomado,etc.
 A palavra heresia é adaptação de "Háiresis",quando passada
para o latim, tornou-se "secta" donde surgiu o termo seita.



        Podemos realmente dizer que seita é um grupo de pessoas cujos ensinos repousam sobre a autoridade isolada de um líder, onde palavras e escritos são vistos de igual valor ou superior à Bíblia Sagrada e sempre negam as doutrinas centrais do Cristianismo. O líder é visto como "profeta" e como um elo entre Deus e os homens, seus ensinos são de autoridade inquestionável. São dogmas.

                                                   Características  de  Uma  Seita
         As seitas dão ênfase a novas revelações "recebidas de Deus", negam a autoridade única da Bíblia, negam a Trindade Santa, possuem uma visão desvirtuada de Deus e de Jesus Cristo, ou ainda rejeitam a salvação pela graça, incluem autoritarismo, as mentes fechadas, o dogmatismo, as susceptibilidades, o isolamento e o antagonismo. Tem outras fontes doutrinárias, além das Escrituras, na qual a aceitam apenas algumas partes, ou usam uma "edição especial" adaptada ás suas convicções. Distorcem as doutrinas fundamentais, desprezando os princípios auxiliares da Hermenêutica, dizem que receberam uma nova revelação de Deus anulando ou mudando mandamentos ou preceitos existentes na Palavra de Deus.     
             
       Não aceitam que Jesus seja o Filho de Deus, nem a sua natureza divina-humana, nem seu nascimento virginal, eles acreditam em outra possibilidade de salvação além da realizada por Cristo, pois cabe ao homem realizá-la e quase sempre tem um líder, vivo ou morto, que possui autoridade igual ou superior a Cristo.






                                                       Classificação  das  Seitas:
a) Proféticas - Originaram-se de líderes que se denominaram profetas.
b) Secretas - Originaram-se de alguma revelaçãoà qual somente os iniciados teriam acesso.
c) Espíritas - Surgiram da busca de comunicação com o mundo sobrenatural.
d) Afro-Brasileiras - Se originaram das práticas africanas trazidas ao Brasil pelos escravos.
e) Orientais - Fundamentaram-se em príncipios, religiosidade e filosofia japonesa, hindu e irariana.
f) Unicistas - Não aceitam a pluralidade da pessoas na unidade divina; qualquer referência á idéia de Trindade é interpretada como várias manifestações de Deus ou de Jesus.

      Seitas  Mais Conhecidas no Brasil:
1) Proféticas - Mórmons, Testemunhas de Jeová, Ciência Cristã, Meninos de Deus ou A família, etc.
2) Espíritas - Kardecismo, Legião da Boa Vontade, Racionalismo Cristão, etc.
3) Afro-Brasileiras- Umbanda, Cultura Racional, Quimbanda, Candomblé, etc.




4) Ocidentais- Seicho-no-ie, Messiânica Mundial, Arte Mahikari, Hare-Krishna, Meditação Transcendental, Unificação(Rev.Moon), Perfeita Liberdade, etc.
5) Unicistas- Igreja Local(Árvore da Vida), Só Jesus, Tabernáculo da Fé, etc.
6) Secretas- Maçonaria, Teosofia, Rosa-Crucianismo, Esoterismo, etc.


  
    Seitas Diferentes Encontradas: 
Seita do Sagrado Cachorro-Quente- Seita Americana, EUA. Hot Dog Church. Muitos em momentos de dificuldades acabam se envolvendo e comprando um hot-dog. A salvação vem pelo consumo diário de um cachorro quente e uma coca-cola.  

Irmãos da Santa Cruz - Fundada pelo peruano Francisco Silva da Cruz. Alto Solimões, Amazonas.
  Associação do Espírito Santo para Unificação do Cristianismo Mundial, ou Igreja da Unificação. -Reverendo coreano Sun Myung Moon, Mato Grosso do Sul.
Ordem Apostólica- Foi formada por ex-hippies que adotam nomes hebraicos. Nos Estados Unidos eram conhecidos como Jesus Freaks, ou Doidões de Jesus.
U.D.V. União Vegetal- Originada com o seringueiro José Gabriel da Costa, em Porto Velho, Rondônia, pregam a purificação e o autoconhecimento através do alucinógeo Chá de Ayahuaska.
Penitentes do Rosário da Mãe de Deus- Vestidos de azul e branco, não fazem sexo e todos se chamam José Alves de Jesus e Maria Alves de Jesus. Acreditam que Cariri é a Terra Prometida. Estão no Ceará.
Céu do Mar- Busca expandir a consciência com o Santo Daime, chá que mistura o cipó Jagub e a erva rainha. Rio de Janeiro.
Suprema Ordem Universal da Santíssima Tindade- Liderada por Inri Cristo. Curitiba. Paraná.
Tabernáculo da Fé- Fundada por Wilian Marrion Branham. O batismo é feito somente em nome de Jesus.
Só Jesus- Fundada por John S. Schepp, para ser salvo é necessário apenas o ato batismal. Uma de suas ramificações é a Igreja Pentecostal Unida do Brasil.

Igreja Crescendo em Graça- Líder José Luis de Jesús Miranda, auto-intitulado: "Jesus Cristo Homem", incentiva seus fiéis a tatuarem o número 666, dizendo que este não era o número da besta revelado na Bíblia, mas sim que era o número da prosperidade, amor e riqueza.



-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
                      F   I   M          D   A          P   R   I   M   E   I   R   A         P   A   R   T   E
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.-


 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...