segunda-feira, 4 de maio de 2015

Terceira Parte - Seitas e Heresias - Pesquisa Bíblica

          Chegamos a última parte desta série de pesquisa Bíblica sobre "Seitas e Heresias", acompanhe e conheça mais algumas seitas, suas heresias e seus fundadores.

            SEICHO-NO-IE- Masaharu Tanigushi:  
Após ter escrito o livro "Crítica a Deus", onde Judas é o herói, Tanigushi, que nasceu em Kobe, no Japão, escreveu Seicho-No-Ie (Lar do Progredir Infinito), que com seu primeiro número publicado em 1930, deu início a seita, afirmando ser movimento de iluminação

 afirmando ser movimento de iluminação da humanidade. Afirmam que os ensinamentos de Cristo na Judéia, Buda na Índia e o Xintoísmo na Japão são manifestações do deus absoluto Amenominakanushi.
                       
                          MORMONISMO- Joseph Smith Jr.: 
    Nasceu em 1805 d.c; em Vermont,EUA. Influenciado por um livro ficticio do Pastor Presbiteriano aposentado Salomão Spaulding que dizia que Cristo após a crucificação foi pregar onde é hoje os EUA e após afirmar que Deus e Cristo apareceram a ele dizendo para não ir a denominação nenhuma pois estavam todas corrompidas, publicou "O Livro dos Mórmons", em 1830 d.c; que junto a "Um Livro de Mandamentos", forma a base da Doutrina Mórmon,


também conhecida como Igreja de Jesus Cristo aos Santos dos Últimos Dias. Mudou-se para o Estado de Illinois onde adotou a poligamia, causando um cisma na seita (Smith teve 24 esposas e 44 filhos) e depois de vários problemas com a polícia, ele e o irmão Hiram Smith foram mortos a tiros por uma multidão enfurecida em 1844.

HARE KRISHNA- Na Índia, o jovem Krishna, um condutor de carroças, declara-se encarnação do deus Brahma. Afirmam ser Krishna a "Suprema Personalidade de Deus". Atuam pelo mundo, principalmente junto aos jovens, induzindo-os a largar a família e a sociedade, ter seus nomes trocados por termos hindus e passar a morar em galpões junto a outros adeptos.


             ADVENTISTA  DO  SÉTIMO  DIA -   Guilherme  Miller:


                                                                                                       Nos EUA, um fazendeiro, Batista, arrumou licença para pregar, embora tenha muita vontade, era ignorante e pouco instruído. Miller tomou Daniel 8:13,14 e ensinou daí que as 2300 tardes e noites são 2300 anos. Somou com o ano 457 a.c; data que Esdras chegou a Jerusalém e encontrou o ano de 1843 d.c; o ano que segundo ele, Cristo voltaria. Daí o título "Adventista", pelo grande advento. Passou o ano e nada aconteceu; Miller alegou erro ao usar o calendário hebraico em vez do romano. Remarcou para 22 de Outubro de 1844. Nova decepção! Teve de fugir para sua fazenda, abandonou a "nova religião" e até pediu reconciliação aos Batistas. Apesar de tudo, seus seguidores continuaram, e a sra. Hellen G. White, que se tornou a nova profetisa dos sabatistas, disse ter uma visão onde contemplava a Arca no céu, na qual ela viu as Tábuas dos Dez Mandamentos, sendo que na visão, o 4° Mandamento destacava-se dos demais; daí o "Sétimo Dia", formando Adventista do Sétimo Dia.

MOON-IGREJA DA UNIFICAÇÃO- Sun Myung Moon- 1954. Moon nasceu na Coréia do Norte em 1920, de pais Presbíterianos. Tem a família como argumento e explicam: Adão e Eva falharam por causa do pecado; passam "por cima" de Cristo e todos os ensinamentos da Bíblia.


CIÊNCIA CRISTÃ- Mary Backer Eddy- Nasceu em 1821 nos EUA, pertencia a Igreja Congregacional. Fundou a Igreja de Cristo Cientista (Eddyismo) que de ciência e de Cristo não tem nada. Foi influenciada por um relojoeiro que se dizia doutor, de nome Quimby, que era dado as práticas do ocultismo, psiquismo e espiritualismo.

TEOSOFIA- Helena Blavatsky- Mescla de religiões pagãs do Oriente, a sra. Helena, de origem russa e descendente alemã, nasceu em 1831, e aos 17 anos casou-se com o General Czarista Blavatsky, abandonando-o 3 meses após, era uma mulher explosiva. Tornou-se médium espírita e em suas andanças pelo mundo, teve contato com diversas religiões místicas. Subdividem a humanidade em 3 raças e 5 sub-raças e dizem que Cristo está na sub-raça. O mesmo que Movimento Nova Era.

MENINOS DE DEUS- David Brandt Berg- Fundada em 1970 por um Evangelista da Aliança Cristã e Missionário nos EUA. Ele se dizia ter recebido de Deus uma missão diferente e em 1968 iniciou entre os hippies e viciados o seu trabalho. Sexo livre, ignorância bíblica, uma religião que "vale tudo". Seu slogam é: "Todas as coisas são puras para os puros". Tem origem nas pregações de David "Moisés" Berg, nos EUA. Foram acusados de sequestros de crianças e de abuso sexual de menores.

                      TESTEMUNHAS  DE  JEOVÁ- Charles Taze Russel:





                     Russel nasceu em 1853, nos EUA, foi criado na Igreja Presbiteriana, passou para Congregacional e depois ingressou na Adventista, saindo logo depois. A seita começou em 1870, no estado americano da Pensilvânia, com uma escola bíblica iniciada  por Russel, ao qual nomeou como  "Estudos Bíblicos Aurora do Milênio. Ele escreveu seis volumes do livro "Aurora do Milênio", e após a sua morte, seu amigo e sucessor Judge J.F. Rutherford escreveu o sétimo volume, em 1917. A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados foi fundada em 1886. Acreditam que Jesus é o Arcanjo Miguel, o mais alto ser criado. Acreditam que a salvação é obtida com uma combinação de fé, boas obras e obediência. Rejeitam a Trindade e acreditam que o Espírito Santo é a força ativa ou o poder de Deus e não uma pessoa. O Corpo Governante da Sociedade Torre de Vigia é o único que afirma ter autoridade para interpretar as Escrituras Sagradas. Possuem a sua própria Bíblia, adulterada. Negam a presença do crente com Cristo após a sua morte, reprovam a esperança de ir para o céu, negam a salvação perfeita da cruz de Cristo, negam o patriotismo e a continência à Bandeira, dízem ser a única Igreja verdadeira, por isso, até Hitler os perseguiu na Segunda Guerra Mundial pela Europa. Devem ser reconhecidas pelos esforços de evangelização, provavelmente não há outro grupo religioso que seja mais fiel em propagar a sua mensagem, infelizmente, cheia de distorções, enganações e falsa doutrina.

                 C O N C L U S Ã O         F I N A L :
    Seitas e novas religiões estão se expandindo no mundo todo, cada uma delas professando ser detentora do caminho para o esclarecimento, declaram-se profetas de nossos dias, ou ainda o caminho seguro para o alcance da paz universal. Os Cristãos devem levar a sério a ameaça das seitas e aprender a defender o Cristianismo face às investidas brutais destas seitas. João 8:32: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".

 Precisamos ter uma consciência esclarecida e iluminada pelo Espírito Santo. Devemos ter cuidado para não cair nas armadilhas das seitas, por isso, informe-se, leia a Bíblia, conheça a Jesus Cristo e confie nEle! Ele quer trazer luz às trevas de sua vida. Jesus Cristo díz: "Eu Sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida". João 8:12.


.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
               F  I  M       D  A       S  É  R  I  E :    "S E I T A S    E    H E R E S I A S"
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
                                      A j u d a   n a  P e s q u i s a   B í b l i c a :
        www.santovivo.net
                        www.solascriptura.tt.org
                                             www.gotquestions.org
                                                                www.jesussite.com.br
                                                                                 www.desafiocristao.blogspot.com.br
www.faculdadeeseminarioteologiconacional.com.br
                                  Seminário Teológico  -  Disciplina:  Seitas e Heresias
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...