sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Harpa Cristã - 91 Anos Louvando a Deus - Segunda Parte

Harpa Cristã - 91 Anos Louvando a Deus - Curiosidades Sobre a Harpa

              Hino N°4: "Deus Velará Por Ti"
       Esse hino nos encoraja pelo simples fato de termos plena consciência que Deus cuida de nós e promete estar conosco cada momento. A letra foi escrita por Civila Durfee Martim e a música foi composta pelo seu marido, o Pastor Walter Stillmam Martim. O Pastor foi convidado a pregar numa vila distante, mas, a senhora Martim ficou doente e o Pastor pensou em declinar do convite, e enquanto discutiam se deveria ir ou não, seu filho disse: "Pai,você não acha que se Deus quer que você vá pregar hoje, Ele pode cuidar da mamãe enquanto você não estiver aqui?"
       Diante dessa afirmação do filho, o Pastor foi pregar, quando retornou, encontrou sua esposa bem melhor. Ela havia escrito um hino baseado nos fatos ocorridos, e o Pastor não levou mais do que uma hora para improvisar a melodia.


                      Hino N°16: "Posso Tendo as Mãos Vazias"
        Charles Luther ouviu o Reverendo Upham contar a estória de um homem que estava para morrer. Fazia apenas um mês que aquela pessoa era crente e estava muito triste porque teve pouquíssimo tempo pra servir ao Senhor. Ele disse: "Não tenho medo de morrer, Jesus me salva agora. Mas, devo ir de mãos vazias?"
           Este acontecimento deu origem ao hino. Stebbins compôs a melodia e Luther escreveu o texto.



            Hino N°33: "Com Tua Mão"
    A descrição como surgiu a inspiração deste hino, em 1879, não pode ser melhor do que nas próprias palavras da sua autora, que perdeu a visão com apenas seis semanas de vida, Fanny Crosby: "Antes de eu escrever este hino, tudo parecia triste pra mim, assim, na minha fraqueza humana, eu clamei em oração: 'Querido Senhor, segura a minha mão'. Instantaneamente, a mais doce paz, voltou ao meu coração, brotou como um cântico de um hino".


    Hino N°144: "Vem à Assembléia de Deus"
Escrito por Paulo Leivas Macalão, é o hino oficial da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil e símbolo da Igreja.




 Autores cegos: Fanny Jane Crosby e George Matheson.

A autora mais nova é: Anna Louisa Walker Coghil, com 18 anos escreveu o hino n°388: 'Canta ó Crente', em 1854.

A mais idosa autora é: Fanny Jane Crosby, 95 anos, um dia antes de morrer escreveu seu último hino para consolar sua vizinha que havia perdido um filho. Tem mais de 8.000 hinos compostos.

Em fevereiro de 2011, partiu para as moradas celestiais, o Pastor José Pimentel de Carvalho. Líder da Assembléia de Deus em Curitiba, desde 1962. Foi autor de dois hinos da Harpa Cristã: "Calvário, Revelação de Amor", n°541 e "Na Jornada Para o Céu", n°620.


 A melodia do hino n°185: "Invocação e Louvor" foi retirada do Hino Nacional Inglês: "God Save the Queen"

A melodia do hino n°212: "Os Guerreiros se Preparam" foi retirado do Hino Nacional das Ilhas Fiji.

A Letra do hino n°40: "A Cidade do Bom Deus" foi retirado da Canção Alemã: "Einigueit Und Recht Und Freiheit"



               Hino N°84: "O Grande Eu Sou"
     O autor deste hino é Edgar Page Stites, descreveu em detalhes, tudo o que viveu durante os momentos de inspiração:
     "Escrevi 'Beulah Land' ( O Grande Eu Sou ), em 1876. Eu só consegui escrever dois versos e o coro, depois fui vencido e caí sobre o meu rosto. Era um dia de Domingo. No Domingo seguinte escrevi o terceiro e o quarto versos, quando então, fui dominado pela emoção e eu só conseguia orar e chorar".



                       Hino N°111: "Que Mudança"
       
          MacDaniel escreveu este hino em 1914, depois da morte prematura de seu filho Hershel, como expressão de fé. A melodia foi escrita no mesmo ano, por Charles H. Gabriel. 



                  Hino N°48: "O Dia do Triunfo"
     Durante um culto de consagração, cada membro respondia a chamada com um versículo bíblico, uma garota deixou de responder. Mais duas vezes a chamada foi repetida, porém sem resposta. Isso foi tão marcante para o professor da Escola Dominical James Black que ele não podia parar de pensar. 


     Quando voltou para casa o professor pensou como seria muito triste se nossos nomes fossem lidos no Livro da Vida do Cordeiro, lá no céu, e não estivéssemos presentes. Ficou muito intrigado, pois não havia qualquer hino que pudesse expressar uma situação como aquela, nitidamente, ouviu dentro de si, a frase: "Porque não faz, você mesmo?", diante disso começou a escrever, em menos de 15 minutos nasceu a melodia. Foi para o piano e tocou a música.


                   Hino N°187: "Mais Perto Quero Estar"
Um dos mais conhecidos em todo o mundo foi escrito por Sarah Flower Adams, em 1841, ela ficou tão impressionada com a história relatada no livro de Gênesis, no capítulo 28, sobre a visão de Jacó, da escada que alcançava o céu, e os anjos subiam e desciam por ela, inspirada nesta passagem bíblica, resolveu escrever este hino.


      É impossível esquecer o terrível desastre com o grande Transatlântico "Titanic", nos primeiros anos deste século. Mais de mil vidas se perderam naquela ocasião. 


        E contam que, quando o grande navio estava afundando, tinha-se a impressão de que ia haver um pânico geral; porém, a Orquestra de bordo começou a tocar o hino: "Mais Perto Quero Estar, Meu Deus de Ti...", e, imediatamente, foi presenciado um espetáculo comovedor: Os crentes e outros tripulantes, dando as mãos uns aos outros, começaram a cantar também o hino à medida que o navio ia afundando!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...