quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Primeira Parte - Harpa Cristã - 91 Anos de Louvor a Deus

       Primeira Parte - HARPA  CRISTÃ - 91 ANOS DE LOUVOR A DEUS

                  A Harpa Cristã, completou neste ano de 2013, 91 anos de existência.
           Quem nunca cantou ou escutou tocar em alguma rádio um hino da harpa Cristã?


            A primeira edição da Harpa Cristã foi lançada em 1922, na Assembléia de Deus, em Recife, Pernambuco, com hinos para Culto Público, Santa Ceia, Batismo, Casamento, Apresentação de Crianças, Funeral, entre outros.
         No início era utilizado o hinário Salmos e Hinos, que era usado também por outras Igrejas Evangélicas históricas.







           Em 1921, foi criado o Cantor Pentecostal, destacando doutrinas pentecostais, tinha 44 hinos e 10 corinhos, impresso pela tipografia Guajarina.
          A primeira edição da Harpa Cristã, em 1922, teve uma tiragem inicial de mil exemplares. A segunda edição, em 1923, foi impressa no Rio de Janeiro e tinha 300 hinos.
         Já em 1932, a Harpa Cristã contava com 400 hinos.






       A primeira Harpa com letra e música começou a ser elaborada em 1937. Com o passar dos anos, foram acrescentados outros hinos, até que chegou a 524.  A Harpa Cristã tem sido o instrumento de consolidação nacional da hinologia Pentecostal, principalmente por meio do cântico congregacional. Um dos motivos que contribuiu para isso foi o fato de cada Crente Assembleiano ter que possuir o seu próprio exemplar do hinário e levá-lo para a Igreja, diferente das Igrejas das denominações tradicionais no Brasil, América do Norte e Europa, onde são os templos que possuem exemplares dos seus hinários disponíveis para os fiéis usarem em seus cultos.

    
       Após 91 anos de existência, muitos dos belos e edificantes hinos da Harpa Cristã, ultrapassam as fronteiras assembleianas, tocando os corações de milhares de crentes de outras denominações evangélicas brasileiras, alcançando o honrado posto de hinário mais conhecido em todo o país.




            Em 1917, o Missionário Sueco Gumar Vingren, fundador das Assembléias de Deus juntamente com Daniel Berg, montou um caderno particular de hinos com letra e música. Tinha 24 hinos, 10 com letra em inglês e 14 com letra em sueco.

                                    Na Harpa Cristã, temos hinos para todas as ocasiões, desde o nascimento até a morte, sobre Jesus Cristo, Espírito Santo, Deus Pai, vida Cristã, cultos públicos, vida futura, admoestações, entre outros assuntos.

      Alguns Compositores da Harpa Cristã:
Paulo Leivas Macalão - 246 hinos
José T. de Lima - 24 hinos
Domingos Lins - 6 hinos
Ernesto Wootton - 6 hinos
José Rodrigues - 6 hinos
Samuel Nystrom - 13 hinos

Almeida Sobrinho - 20 hinos
Otto Nelson - 6 hinos
Joel Carlson - 7 hinos
Hedwing Elisabeth Nordlund - 5 hinos
Emilio Conde - 17 hinos
Frida Vingren - 22 hinos
H. Max Well Wrigth - 49 hinos
Autor Desconhecido - 27 hinos


        

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...