sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pesquisas Bíblicas - 2 - O Santo Graal

P e s q u i s a s  B í b l i c a s  -



   
Cantora Berenice Braun, cantando o hino: "O Cálice".




                             O  SANTO  GRAAL  OU  O  CÁLICE   DE  CRISTO

              - O que é o Santo Graal ou o Cálice de Cristo?
              - Quais as lendas que cercam esse objeto considerado tão valioso?
              - Onde está o Santo Graal ou o Cálice de Cristo?
              - Como é a forma desse objeto?

             
          O Santo Graal ou Cálice de Cristo seria o prato, ou o copo usado por Jesus na última ceia. A ligação de José de Arimatéia com a "lenda" do Graal, data do final do século XII, em que José recebe o Graal de uma aparição de Jesus e enviá-lo com seus seguidores na Grã-Bretanha. A crença no Graal e em seu potencial paradeiro final nunca cessou. A posse deste artefato tem sido atribuido a vários grupos(incluindo os Cavaleiros Templários, provavelmente porque eles estavam no apogeu de sua influência durante o tempo que começaram a circular as histórias sobre o Graal). 


                    Existem vários copos em igrejas pelo mundo que alegam que são o Graal ou o Cálice, por exemplo, a Santa Maria Catedral de Valência, que contém um artefato, o Cálice Sagrado, que teria sido tomada por São Pedro em Roma, no século I, e depois de Huesca, na Espanha, por Saint Lawrence no século III. O Cálice de Valência contém uma vantagem em relação aos outros concorrentes para o verdadeiro Graal, já foi cientificamente provado que ela foi feita entre o século IV a.c. e o século I d.c. no Oriente Médio. 



       
            Existem muitas outras histórias sobre o paradeiro do Graal, mas como é obvio nenhuma é realmente confirmada.
            Segundo uma lenda, José de Arimatéia teria recolhido no Cálice usado na última ceia, o sangue que jorrou de Cristo quando ele recebeu o golpe de misericórdia, dado pelo soldado romano Longinus, usando uma lança, depois da crucificação. Em outra versão da lenda, teria sido a própria Maria Madalena que teria ficado com a guarda do Cálice Sagrado e o teria levado para a França, onde passou o resto de sua vida.



      Na leitura Medieval, a procura do Graal representava a tentativa por parte do cavaleiro de alcançar a perfeição. Em torno dele criou-se
histórias relacionadas com o rei Artur, e da busca que os cavaleiros da Távola Redonda fizeram para encontrá-la. Uma das versões da lenda, os Templários teriam levado o Cálice para uma aldeia francesa. Em outra versão, o Cálice teria sido levado de Constantinopla para Troyes, na França, onde ele desapareceu durante a Revolução Francesa.




                 Formas  Imaginárias do Santo Graal:
     Este objeto Santo já foi descrito das mais diferentes maneiras e formas.
- Simples e Redondo - Num romance Medieval: "Le Conte Du Graal"(O Conto do Graal), ele é descrito não como um Cálice, mas como uma tijela redonda e simples.


- Luxuoso e Talhado - Em outros textos, que permanecem de autoria desconhecida, o Graal aparece na forma de um Cálice bastante luxuoso, talhado em 144 facetas incrustadas de esmeraldas.

- Divino e Intocável - Em "The Queste Del Saint Graal"(A Busca do Santo Graal), o Cálice é descrito como um objeto divino sem forma. Somente alguém puro e casto poderia tocá-lo.



            A Jornada do Cálice
    Romances Medievais contam que, de Jerusalém, ele teria sido levado para a Inglaterra.

1 - Em Jerusalém, durante a última ceia com os apóstolos, o Cálice usado por Cristo nessa ocasião é o chamado Santo Graal.

2 - Após a última ceia, Jesus é preso e crucificado. Um judeu rico que era seu seguidor, José de Arimatéia, recolhe com este Cálice o sangue sagrado que escorre de Jesus, quando o soldado romano lhe feriu com uma lança.

3 - Após sepultar o corpo de Cristo, José de Arimatéia é preso, depois de liberto ele vai para a atual Inglaterra na companhia de outros seguidores do cristianismo. Ele cruza a Europa levando o Graal.

4 - Nos romances Medievais, nessa mesma região ficava o Avalon. Arimatéia prepara uma linhagem de guardiões do Santo Graal, pois o Cálice dá superpoderes a quem o possui.

5 - O Santo Graal e seus guardiões se perdem no anonimato. O rei Artur tenta reencontrar o objeto, pois recebe uma visão indicando que só o Cálice Sagrado poderia salvar sua vida e também o seu reino de Camelot. Leais companheiros de Artur, os cavaleiros da Távola Redonda saem em busca do Cálice, sem jamais encontrá-lo.


               No cinema, o Santo Graal ou o Cálice de Cristo, já apareceu em alguns filmes famosos e outros não tão famosos.
               Na série "Indiana Jones", no anime "Sailor Moon", no também anime "Fate Stay Night", num filme do grupo inglês Monty Python, num episódio da série animada "The Fairly OddParents" e nas "Aventuras de Merlin", sendo referido como Cálice da Vida.


            Além de aparecer no famoso filme: "O Código da Vinci", também está no jogo "MMorpg Runescape", na missão com os cavaleiros da Távola Redonda. Também num filme chamado "O Sangue dos Templários.


       Na página impressa também o Santo Graal ou o Cálice de Cristo é descrito, o livro tem por título: "O Jovem Templário - Guardião do Graal", escrito por Michael P. Spradlin.

                                         .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
                Fonte de Informação e auxílio:  Wikipedia.enciclopedialivre.com
                                                                mundoestranho.abril.com
                                          .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.-.-

Cantora Shirley Carvalhaes, cantando o hino: "O Cálice".
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...